Blame Zeus - Theory Of Perception


Em 2014 os Blame Zeus apresentaram o seu álbum de estreia “Identity”; agora com uma formação renovada de onde apenas restam Sandra Oliveira e Ricardo Silveira, em Março próximo vão lançar o seu novo trabalho intitulado “Theory of Perception”. Lançar um álbum de estreia é mostrar ao público do que a banda é capaz, é uma espécie de convite para conhecerem o seu som e as suas origens musicais, no fundo é mostrarem a sua identidade. E quando as coisas correm bem como foi o caso de “Identity”, a pressão para melhorar no seguinte é ainda maior o que por vezes prejudica na criatividade; e se a isso juntarmos novos elementos, a tarefa complica-se. Mas chega de conversa fiada e vamos ao que interessa, perceber o que mudou (ou não) nos Blame Zeus com este novo “Theory of Perception”.

Mal se começa a ouvir “Slaughter House” fica-se com a sensação que a banda divergiu para algo mais pesado; logo a abrir com as guitarras a soarem bem alto e a bateria mais forte do que nunca, com uma sonoridade muito metal alternativo que me leva logo para Stone Sour. “All Inside Your Head” mantém o estilo mas baixa o ritmo, aqui com uma espécie de southern groove à mistura. “Speechless” é outra das faixas que me agrada bastante muito por força das guitarras arrastadas, aqui sim a puxar para o southern rock, impondo ritmo e peso suficiente ao mesmo tempo que deixam “espaço” para sobressair a poderosa voz de Sandra. “The Moth” mantém-se numa toada mais lenta e ao mesmo tempo mais escura, com as guitarras a darem um toque mais doom a todo o arranjo. “More Or Less” é o primeiro momento mais calmo do álbum, com uma balada rock que vai buscar inspiração aos anos 60, conseguindo até criar aquela atmosfera romântica dos bailes de liceu. “The Devil” soa a raiva e sarcasmo, não só pela letra como pela toada rock mais pesada; sente-se ali um pouco de atitude grunge, talvez…? “Redemption” é puro hard rock, com um arranjo muito bem equilibrado a fazerem-se ouvir as guitarras na dose certa, é um tema que transpira inspiração dos clássicos e que pode muito bem ser um êxito de rádio graças ao riff simples e aos ganchos orelhudos. O grunge volta a estar em destaque no tema “Entertainment Clown”, aqui com uma mistura de sonoridades soul/jazz que acabam por conferir tristeza à música. Talvez por causa daquela guitarra com um toque oriental, a primeira vez que ouvi “Miles” veio-me logo à cabeça Orphaned Land, o que acaba por não ser descabido porque até a letra poderia ser escrita por eles, cujo tema fala de erros do passado (individuais ou coletivos) com os quais temos de viver no presente e seguir em frente. “Signs” é outra belíssima balada inspirada no rock n’ roll dos anos 60 antes de subirem novamente o ritmo para um rock mais moderno em “Id”, cuja letra passa uma mensagem de confiança e força de vontade. O álbum termina com “Rose”, tema escrito em memória de Rosa (mãe de Sandra) falecida recentemente, a quem ela dedica não só esta música como o álbum.

“Theory of Perception” é a evolução natural para os Blame Zeus; depois de mostrarem a sua “Identidade” e raízes musicais deram continuidade à boa impressão deixada e provaram que as mudanças no seio da banda não alteraram a sua essência. Se no trabalho de estreia ainda se notava alguma confusão com o seu estilo musical, ficando ali algures entre o rock e o metal, neste segundo registo assentaram no rock mais alternativo mas com um peso e ritmo que consegue agradar a muitos fãs do metal; gostei particularmente disso, a par de um melhor uso das guitarras. Força, coragem, determinação e talento trouxeram-nos até aqui, agora só falta o merecido reconhecimento além-fronteiras. Quem sabe isso não está para breve? Enquanto o álbum não sai, fiquem com alguns temas disponibilizados pela banda.

\m/

In 2014 Blame Zeus released their debut album “Identity”; now with new band members from where only Sandra Oliveira and Ricardo Silveira remain they will release the sophomore album named “Theory of Perception” on March. Releasing a debut is showing everyone what the band is capable of, it’s some sort of invitation to know their sound and musical background, it’s like showing their identity. And when things went well has happened with “Identity” the pressure to make it better in the following work is even bigger which sometimes has a negative influence in the creativity; and if to that we add new band members, the task gets difficult to accomplish. But enough of small talk and let’s go to what is important, to understand what changed (or not) in Blame Zeus with this new “Theory of Perception”.

As soon as we start listening to “Slaughter House” we get the feeling the band to an heavier sound; right from the start the guitars sounding really heavy and with the drums stronger than ever, sounding very alternative metal which reminded me of Stone Sour. “All Inside Your Head” maintains the style but slows down the pace, mixing it with a southern groove. “Speechless” is another track that pleases me most mainly because of the strength of the slow paced guitars, taking the music into a southern rock tune with enough rhythm and strength but, at the same time, leaving “room” for Sandra’s voice to stand out. “The Moth” keeps itself in a lower and at the same time darker pace with the guitars imprinting a doom touch to the entire composition. “More Or Less” it’s the first calm moment of the album with a rock ballad that gets inspiration from the 60’s, even managing to create that romantic atmosphere of high school balls. “The Devil” sounds like anger and sarcasm not only by the lyrics but also the heavy rock pace; maybe we can sense some grunge there…? “Redemption” is pure hard rock with a well balanced arrangement with the guitars being heard in the right dose, it’s a song that exudes inspiration from the classics and may also be the next radio hit thanks to simple riffs and catchy hooks. Grunge gets new highlight in the song “Entertainment Clown”, here with a mixture of soul/jazz sonorities which end up adding some sadness to the music. Maybe because of that guitar with an oriental touch the first time I heard “Miles” the name Orphaned Land came to my mind which turns out not to be that absurd because even the lyrics could have been written by them, whose theme talks about errors in the past (individuals and collectives) with whom we have to live with in the present and move on. “Signs” is another beautiful ballad inspired in 60’s rock n’ roll before new arise in the rhythm towards a modern rock sound in “Id”, whose lyric passes a message of confidence and strong will. The album ends up with “Rose”, music written in the memory of Rosa (Sandra’s mother) who recently passed away, to whom she dedicates not only this song but the entire album.

“Theory of Perception” is the natural evolution for Blame Zeus; after showing their “Identity” and musical roots, continue to leave a good impression and prove that the changes in the band haven’t affected their essence. If in the debut there was still some confusion with the chosen musical style, somewhere between rock and metal, in this new record they consolidate in a more alternative rock sound but with enough weight and rhythm capable of appealing to many metal fans; I particularly enjoy that as well a better use of the guitars. Strength, courage, determination and talent brought them here, now they just lack the well deserved recognition abroad. Maybe that’s closer than we think? While the album isn’t released here are some songs taken from it. \m/

Sem comentários:

Enviar um comentário