25 anos de existência enquanto banda e com sucesso invejável são sem dúvida sinais de qualidade musical, mas às vezes acabam por cair numa espiral rotineira na sua zona de conforto. Também há aquelas que se conseguem reinventar a cada álbum e, mesmo sem inovarem, produzem trabalhos que agradam não só a fãs como à maioria dos amantes do género. Falo dos Alemães Crematory e do novíssimo trabalho “Monument”.
Ao longo da sua carreira os Crematory não se mantiveram contidos num estilo gótico muito restrito, facilmente temos a percepção de vários elementos presentes nas suas músicas; “Monument” não foge à regra e logo na primeira faixa “Misunderstood” temos ali algo a roçar o industrial, com aquela toada electrónica bem acompanhada pelo peso das guitarras. “Haus Mit Garten” acaba por ter um papel preponderante, não por ser uma música que se destaque em demasia mas sim porque faz bem a ponte entre uma entrada de peso e uma toada mais “electro goth”; mantém o “corpo” pesado mas introduz partes mais melódicas, criando estruturas equilibradas de gótico e metal, tão características da banda. “Ravens Calling” tem tudo para se tornar um dos êxitos da banda/álbum, com uma letra melancólica e um ritmo compassado; “Eiskalt” e “Before I Die” são provavelmente as músicas com a aura mais negra de todas, sendo que nesta última se pode ver a força da voz limpa de Tosse.
Se não o mais pesado, sem dúvida que “Monument” é um dos álbuns mais pesados da banda. As alterações operadas no seio da banda são notórias, mostrando vitalidade e vontade de contribuir ainda mais para a cena gótica. Não se pode considerar este um álbum icónico no género mas é seguramente um merecido “monumento” auto-erigido pela fantástica carreira com que nos brindaram. Venham mais 25 anos.
\m/
25 years of experience as a band and with enviable success are undoubtedly signs of musical quality, but sometimes they end up in a spiral of routine inside their comfort zone. There are also the ones that can reinvent themselves at each album and, without innovating, produce works capable of pleasing not only their fans but their musical gender lovers. I’m speaking of German band Crematory and their newest work “Monument”.
Through their career Crematory haven’t contained themselves in a strict gothic style, we can easily perceive several elements present in their musics; “Monument” is no exception and right on the first track “Misunderstood” we have something there grazing industrial, with all that electro beat well accompanied by the weight of the guitars. “Haus Mit Garten” ends up having a preponderant role, not because it’s a music that stands out but because it links well the heavy entrance of the first track with the “electro goth” pace; it keeps the “weighted” body but introduces more melodic parts, creating balanced structures between gothic and metal, so characteristic of the band. “Ravens Calling” has it all to become one the successful tracks of the band/album, with that melancholic lyrics and paced tune; “Eiskalt” and “Before I Die” are probably the songs with the darkest aura of them all, being that in this last one we can feel Tosse’s clean voice strength.
If not the heaviest, without a doubt “Monument” is one of the most heavy albums of the band. The changes operated within the band are notorious, showing vitality and a will to contribute even more to the gothic scene. We cannot consider this to be an iconic album in the genre but it surely is a self erected “monument” for the fantastic career they gave us. Let it come 25 more years.
\m/
Sem comentários:
Enviar um comentário