Eluveitie - Evocation II: Pantheon


Em 2008 os Suíços Eluveitie propuseram-se a lançar um trabalho conceptual acústico que seria repartido por dois capítulos; em 2009 foi lançado o primeiro intitulado “Evocation I: The Arcane Dominion”, oito anos depois foi finalmente lançado o segundo capítulo com o título “Evocation II: Pantheon”.

A principal fonte de inspiração da banda para as suas músicas é a história e o folclore Helvéticos, apresentadas numa sonoridade death melódico conjugada com folk cuja principal característica é o uso de instrumentos tradicionais acompanhados da contemporaneidade eléctrica e a voz gutural de Chrigel Glanzmann. Para este duplo projecto acústico obviamente que apenas se manteve o uso do tradicional, vamos então tentar perceber as diferenças/similitudes entre estes lançamentos.

Logo à partida tinha grande curiosidade em ver até que ponto as últimas grandes alterações no seio da banda poderiam ter de algum modo “alterado” a sua sonoridade. No primeiro capítulo a vocalização ficou entregue à Anna Murphy, cabendo a Fabienne Erni dar voz a este novo trabalho. Posso dizer que gosto de ambas e acabam por ter um timbre semelhante, com Fabienne a soar um pouco mais “doce”; espero ter oportunidade para rever a banda ao vivo para perceber melhor, já tive o prazer de ouvir Anna por 2 vezes; aspecto interessante é o facto de em ambos os álbuns praticamente não se ouvir a voz masculina, excepto em alguns coros/passagens. Outra diferença é na língua utilizada, com “Evocation II: Pantheon” a ser cantado inteiramente em Gaélico enquanto “Evocation I: The Arcane Dominion” ainda usou um pouco do Inglês. A nível conceptual o anterior álbum focava-se não só na mitologia Celta em geral, tendo a figura de Cernunnos na capa, mas também em aspectos do quotidiano do povo. De uma forma geral o álbum tinha uma aura negra não só pelas melodias que assim o indicavam como pela maioria das letras a falarem de invocações, cultos a deuses ou pura e simplesmente pelo título “Domínio do Arcano”. Por outro lado “Pantheon” (Panteão) leva-nos para um lugar de culto, de adoração, criando logo uma sensação de brancura e alegria. Basta olhar para o nome das músicas (excepto “Dureððu”, “Autumnus”, “Tarvus” e “Nemeton”) e ver que cada uma delas é dedicada a uma divindade Celta. A própria musicalidade do álbum é mais alegre, jovial, fazendo lembrar as feiras medievais ou até mesmo as danças Celtas Irlandesas.

“Evocation II: Pantheon” é a sucessão natural para “Evocation I: The Arcane Dominion”. Em conjunto são um compêndio histórico, não só para os Helvéticos mas para todos os que descendem dos Celtas (Portugueses incluídos). Apesar do propósito inicial serem dois registos, os Eluveitie tem capacidade e inspiração para mais capítulos desta saga ancestral; mesmo para os fãs que preferem a vertente mais death da banda, este trabalho acaba por reter as bases principais da sua fundação e mostrar o lado mais introspectivo dos seus elementos. Seja “Evocation I”, “Evocation II” ou “Evocation n”, devem obrigatoriamente fazer parte da discografia de quem se identifica (como eu) com a Alma Celta. Recomendadíssimo!

\m/

In 2008 Swiss band Eluveitie proposed to release an acoustic conceptual work that would be splitted in two chapters; in 2009 was released the first one called “Evocation I: The Arcane Dominion”, eight years after was finally released the second chapter called “Evocation II: Pantheon”.

The band’s main source of inspiration to their songs is Helvetian history and folklore presented in a melodic death metal sonority combined with folk, whose main characteristic is the use of traditional instruments accompanied by the electrical contemporaneity and Chrigel Glanzmann’s guttural voice.

In the first place I was curious to see at what extent had the last major changes in the heart of the band could have somewhat “changed” their sonority. In the first chapter the vocals were made by Anna Murphy, being Fabienne Erni in charge for this new chapter. I must say I like them both and they have similar timbres, with Fabienne sounding a little “sweeter”; I just hope I’ll have the chance to see the band live again so I can see better that difference, since I’ve seen Anna twice in the past; interesting detail is that in both albums we practically don’t listen to male’s voice except in some chores/passages. Other difference is the language used with “Evocation II: Pantheon” being entirely sang in Gaelic while “Evocation I: The Arcane Dominion” still used some English. Regarding conceptuality the previous album focused not only in Celtic Mythology in general, having the image of Cernunnos in the cover artwork, but also in daily aspects of the Celts. In general the album had a black aura not only by the melodic structure has for the majority of the lyrics referring to summonings, cults to the gods or just simply because of the title “The Arcane Dominion”. On the other hand “Pantheon” takes us to a place of cult, of worship, immediately creating a sensation of light and joy. We just need to look at the song’s titles (except “Dureððu”, “Autumnus”, “Tarvus” and “Nemeton”) and see that each one of them is dedicated to a Celtic deity. The album’s musicality is joyful, jovial, reminding of mediaeval fair or even traditional Irish Celtic dances.

“Evocation II: Pantheon” is the natural succession for “Evocation I: The Arcane Dominion”. Combined they’re a sort of historical compendium, not only for the Helvetians but for all that descend from the Celts (Portuguese included). Although the original purpose were set in two works, Eluveitie have enough capability ans inspiration for more chapters of this ancient saga; even for the fans that prefer the band’s death branch this work ends up attaining the principal bases of their foundation and showing a more introspective side of their elements. Whether is “Evocation I”, “Evocation II” or “Evocation n”, they all are mandatory in any discography of those who identify themselves (like me) with the Celtic Soul. Highly recommended!

\m/


Sem comentários:

Enviar um comentário