Entrevista a Ricardo Pombo - Cruz de Ferro



Cá estou de volta para mais uma conversa com alguém do nosso Underground. Desta vez trata-se de Ricardo Pombo, vocalista dos Cruz de Ferro (CdF); o tema será sobretudo o novo projeto VENENO.

Davi: Olá Ricardo, em primeiro lugar deixa-me desde já agradecer este exclusivo. Ouvi dizer que estavas envolvido num novo projeto; queres dizer-nos do que se trata?

Ricardo: Olá Davi, primeiro de tudo obrigado pela entrevista! Vamos lá então. Estou há mais de um ano totalmente empenhado na composição do álbum de estreia CdF, tendo dado como finalizado esse trabalho a umas semanas atrás! Como não consigo estar parado ao nível de composição/criação musical decidi nos últimos dias ir a minha pasta “Projetos que gostava de ter” e rebuscar um projeto (de entre muitos) que invadem sistematicamente a minha cabeça. Decidi ir pelo projeto VENENO, que tenho idealizado a coisa de 6 meses para cá, devido ao facto de ser o oposto do que tenho feito nestes últimos anos com a Cruz a nível de harmonia, com composições mais simples e um estilo mais Rock n’ Roll!

Davi: Um pouco diferente daquilo que fazes com os CdF?

Ricardo: A meu ver não tinha grande lógica se eu tivesse um “side project” também de Heavy Metal, porque para isso tenho os CdF e toda a energia de pensar e fazer Heavy Metal foco-a apenas na Cruz. Agora decidimos parar com a questão do álbum e voltar durante 3 semanas á sala de ensaio para preparar o concerto no dia 13/09 na República da Música, no Festival Artilharia Pesada, e no fim desse concerto entraremos então em estúdio para começar a gravar. Aproveitei então estes dias para “oficializar” o projeto VENENO, em termos de página no Facebook e noutras plataformas, criar o Logo, etc. Mas o projeto só verá a luz do dia em 2015 com um lançamento pela Ferro Records (Independente). Vai ter alguns músicos convidados e as letras ficarão a cargo do grande Eurico Gomes Dias que também trabalha com os CdF. Musicalmente, como disse atrás, vai ser simples, quase como um tributo aos dois primeiros álbuns de Venom e ao seu espírito de libertinagem musical.

Davi: Apesar de tudo os CdF continuam a ser a tua prioridade?

Ricardo: E que isso fique bem claro, os CdF serão sempre a minha banda, a minha prioridade, e só começarei a trabalhar nos VENENO quando a Cruz me der uma folga. Tendo em conta que vamos entrar em estúdio, fazer o lançamento do álbum e uma Tour, não prevejo folgas nos próximos meses! Por isso os VENENO agora têm mesmo que esperar.

Davi: Onde vais gravar?

Ricardo: Irei gravar eu; não vai ser uma “one man band” nem um “bedroom project”, vou ter os músicos para todos os cargos, ficando as vozes e a maioria das guitarras a meu encargo. Eu tenho um pequeno estúdio que na realidade situa-se numa adega, já gravo há muitos anos mas nunca gravei nada mais que as pré-produções de CdF. Entretanto, com o tempo tenho investido nalgum material e, neste momento, já estou a gravar uma banda de amigos que são os Blood Fuelled Chainsaw, acabando por estar também pessoalmente a ganhar um pouco mais de “calo”. Por isso posso dizer que os VENENO gravarão na minha adega, junto a bom vinho, cerveja e petiscos!

Davi: E já há título para o CD? Vai haver edição em suporte físico ou apenas digital?

Ricardo: A edição será em suporte físico, eu tenho por hábito pensar bem nos projetos que faço antes de os meter em prática, assim sucedeu com os CdF e assim vai suceder com os VENENO. O que está para já em cima da mesa é uma edição pequena (200 ou 300 cópias). O título será “As longas barbas de Satanás” mas, como ainda falta algum tempo para a edição, poderá obviamente haver alterações. O “deadline” que fiz para mim próprio será Outubro do ano que vem, vamos a ver como corre.

Davi: Bem sei que ainda falta algum tempo até sair, mas pensas em fazer algum concerto com este novo som?

Ricardo: Isso verei depois consoante as reações do público ao álbum, mas será possível que sim, se entretanto o tempo e os CdF assim permitirem!

Davi: Ricardo, mais uma vez obrigado por este tempo que despendeste. Queres deixar mais alguma mensagem aos fãs dos CdF e, obviamente, futuros fãs dos VENENO?

Ricardo: A minha mensagem é sempre a mesma, apoiem o metal nacional, vão aos concertos, comprem merchandising das bandas etc. Para os fãs da Cruz, podem aguardar um grande álbum, muito homogéneo e acima de tudo Heavy Metal puro e duro! O álbum sairá para breve e estou muito satisfeito com o resultado! Em relação aos futuros fãs de VENENO podem esperar um projeto descomprometido, com um espírito muito old school! Um grande abraço a todos e mais uma vez obrigado pela oportunidade; continuem a apoiar o underground! Bem hajam!

Sem comentários:

Enviar um comentário