Equaleft "Adapt & Survive" - Concerto de Lançamento do Álbum

No passado dia 31 de Maio o Metalpoint foi palco do lançamento do novo álbum dos portuenses Equaleft, “Adapt & Survive”, que contou também com a participação de mais 3 bandas convidadas: os também portuenses Forbidden To Fly, os conimbricenses Tales For The Unspoken e os igualmente portuenses Colosso.

Ainda antes [uns dias] de o concerto começar já se antevia uma noite de festa pois rapidamente os ingressos disponíveis esgotaram. É certo que para isso também contribuiu o facto de por apenas 10€ se poder assistir a 4 bandas e levar o novo CD para casa. Mas mesmo assim já assisti a campanhas similares que não correram tão bem às respectivas organizações. Para além disso alguns dos presentes vieram de fora, fazendo questão de participar na festa, o que ressalva ainda mais o êxito do evento. Foram cerca de 250 pessoas a marcar presença (desde a festa de aniversário que não via a casa tão cheia); desde familiares a amigos passando por elementos de outras bandas.

No que aos concertos diz respeito tivemos os Forbidden To Fly a abrir as hostilidades. Deathcore directo e sem floreados foi o que estes rapazes debitaram de cima do palco. Alguns nervos iniciais à mistura mas paulatinamente foram “entrando na festa”, sempre acompanhados pelo mosh e headbanging do público. Nem mesmo um contratempo os fez perder a concentração, retomando logo de seguida os trilhos. Eles que se encontram a tentar angariar meios para financiarem o seu primeiro álbum, por isso quem quiser é só passar no Bandcamp  deles e contribuir o que quiser pelos temas lá disponíveis.
Logo de seguida tocaram os Tales For The Unspoken. Estes já os tinha visto há cerca de um ano atrás; posso dizer que melhoraram a qualidade musical. Com um ProgDeath mais técnico e bem conseguido facilmente embarcaram na viagem festiva, sempre acompanhados pelo público que continuava a chegar e teimava em não fazer parar o constante circle pitt junto ao palco. De salientar 2 músicas da sua atuação: o tema “I, Claudios”, presente no próximo álbum e cantado com Miguel Inglês e “Soul For A Soul”, tema dedicado a Hugo Gama, baterista dos Spectral Flood, recentemente falecido.

Próxima banda da noite, os Colosso e o seu Death Metal Experimental. A banda mais “calma” em palco mostrou boa técnica musical, encadeando os seus temas quase sem pausas no som. Pessoalmente não gostei de alguma “arrogância” na actuação (mais própria de uma banda Black Metal); talvez fizesse parte da encenação em palco: começaram todas as músicas de costas voltadas para o público. Este é que não se deixou intimidar e continuou a festa…

E por fim, a banda que todos esperavam ver, Equaleft! Era evidente a alegria estampada no rosto de Miguel Inglês e restantes membros. Era para aquilo que tinham lutado, que tinham trabalhado. E que melhor ambiente para mostrarem o seu mais recente trabalho que uma sala repleta de amigos/conhecidos, sempre em constante animação, nunca esmorecendo a cada música tocada. não há muito mais que se possa relatar da atuação; alegria, groove, intensa comunhão com o público, tendo mesmo cantado partes enquanto era transportado pela sala num crowd surfing geral. Parabéns pelo evento!


Aparte evento em si, resta-me felicitar o Metalpoint por mais uma grande noite de metal. Só quem lá esteve é que pode sentir o que é uma noite de convívio. É mais do que simples música, é conviver com amigos, é rever outros, é conversar com músicos/bandas. Não foi possível falar com todos (Vítor e Filipe dos Web, Nuno dos Punchdown), a muitos apenas deu para cumprimentar (Luís Lisboa, Hugo Almeida, Rui dos Wrath Sins), obrigado aos Chaos in Paradise pela noite de conversa e sobretudo, obrigado a todos por terem aparecido e dado colorido à festa.

Da parte do blogue Metal Em Portugal e da Rocknradio, os parabéns e obrigado pelo convite.


 
















2 comentários:

  1. A pontinha da inveja saudável fica,mas com a tremenda satisfação na leitura desta excelente review!! Parabéns ás bandas convidadas, á casa que os recebeu, aos Equaleft por serem um novo fôlego no nosso panorama musical e claro, Davi Cruz pelas palavras que isentamente nos fazem chegar o sentmento vivido nessa noite de festa!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Paula, é o reconhecimento pelo trabalho feito que me faz querer continuar ;)

      Eliminar