Fleshgod Apocalypse - King



Brutal e melódico, épico e contemporâneo, magistral e tecnicamente devastador. Podia continuar com os adjectivos para qualificar “King” e ficava por aqui a minha análise; era o suficiente para todos perceberem que se trata de um disco fabuloso mas ao mesmo tempo vazio do conteúdo que esta obra merece.

Estamos na presença de um trabalho conceptual que gira em torno de um rei e do seu reino, com cada faixa a ser dedicada a um momento ou personagem relacionada com o rei sem, contudo, seguir uma linha temporal lógica. A abrir temos o instrumental “Marche Royale”, com uma cadência evocativa de grandes feitos que abre caminho para a glorificação para todo o sempre (“In Aeternum”) do Rei; belíssima combinação da forte percussão a mostrar o poder régio, apenas abrandada pelo riff que marca um momento de introspecção, aumentando novamente depois o ritmo de forma cadenciada empurrando os tambores de guerra (“Healing Through War”) em batalhas pelo seu reino. Depois da batalha vem o merecido descanso do guerreiro; tempo para beber e celebrar… mas por vezes a bebida faz com que os nossos demónios se revelem, criando a dúvida sobre a nossa existência podendo até levar-nos a atos de loucura, quais tolos sem sentido (“The Fool”). De destacar o som do cravo que confere uma alegre loucura subjacente à entidade personificadora presente nesta faixa.

A inevitabilidade final da vida é o frio da velhice que antecede a morte (“Cold as Perfection”); chega o tempo em que temos de nos despedir da pessoa amada e um rei não é excepção. A diferença está na nobreza com que aceitámos a fria certeza do nosso futuro, não importa quem somos em vida. Musicalmente, mais do que apropriada a entrada mais Doom com guitarras pesadas, ficando a atmosfera mais lúgubre completa com o coro e a guitarra a chorar perto do final. Todos precisam de acreditar em algo inexplicável, algo que lhes dê fé e conforto. Um rei não é excepção e assim temos o momento de antítese de todo o álbum: uma das faixas mais marcadamente Death (“Mitra”) com uma letra de fé e esperança, deixando contudo a noção de que essa mesma fé consome toda a nossa vida (“I want to take you, I want to feel you | I will possess you until I’ll kill you”).

Chegámos agora à música que mais me custou… simplesmente porque não sei alemão! Mas usando um tradutor automático deu para perceber tratar-se de uma canção de amor, se bem que triste. “Paramour” significa “Amante”; esta é, assim, a triste confissão de uma amante real que reconhece nunca ser mais do que isso, apesar de amar o rei de verdade, com isso sofrendo por amor (“Die Leidenschaft Bringt Leiden” | “A Paixão Traz Sofrimento”). Musicalmente marca uma pausa no álbum, ao género de momento para respirar, mas também serve para mostrar todo o poder vocal de Veronica Bordacchini que também faz a voz feminina em “Cold as Perfection” e “Syphilis”. Tão depressa estamos envoltos por uma voz angélica como nos deparámos com uma voz irada e sofredora (“And the Vulture Beholds”), do príncipe que jura defender o seu reino legado de todos os que dele se tentam apoderar, quais abutres à espera que o sangue real pare de correr nas veias do rei. O problema de ir em busca de cada vez mais é o risco de ganância que nos obriga a procurar mais do que precisámos (“Gravity”), agarrando-nos como uma droga, mesmo que tenhamos consciência disso.

Um reino majestoso tem um custo elevado, pago em sangue por todos os que o juram defender (“A Million Deaths”). Por muito enaltecedoras que sejam as palavras de um líder, por muita confiança que inspirem em quem as ouve, a verdade é que não passam de mentiras diabólicas com um único propósito: a vã glória (“Sufocando minha existência com mentiras | Liderados pelo diabo ao paraíso: para Baixo”). Mais um momento de tristeza e pesar, novamente compassado pela batida melancólica do Doom, em que a Amante de despede do seu amor, vítima de doença (“Syphilis”). Para terminar, à semelhança do início da obra, um instrumental. Se no início tínhamos uma toada vigorosa e demonstrativa de força, aqui o nosso Rei está prestes a terminar o seu reinado. Momento de reflexão e pesar que rapidamente se transforma em novo ciclo de jubilo… rei morto, rei posto.

Os Italianos Fleshgod Apocalypse criaram um trabalho fantástico com uma bela conjugação de toda a cenografia clássica com a brutalidade do Death Metal. Talvez seja demasiado considerar esta uma obra marcante no género mas sem dúvida que o é para a banda, criando um patamar de excelência que terão de manter no futuro. Desde o uso meticuloso de cada instrumento a criar estados de alma até às vocalizações que os acompanham, este trabalho é de escuta obrigatória para todos os que apreciam boa música. Melhor que ouvir o álbum… é escutar as versões orquestradas; estamos na presença de trechos ao nível do que de melhor se faz na música clássica.

\m/


Brutal and melodic, epic and contemporaneous, masterful and technically devastating. I could go on with the adjectives to qualify “King” and rest my analysis here; it would suffice so all could see how fabulous this album is but at the same time an empty content to a deserved recognition.

We are in the presence of a conceptual work about a king and his kingdom, with each track being dedicated to a moment or character related to the king, whoever without following a strict time logic. Opening we have the instrumental “Marche Royale” with an evocative cadence of great deeds which open way to an everlasting glorification (“In Aeternum”) of the King; beautiful combination of strong percussion showing the king’s power, only slowed down by a riff that marks a moment for introspection, speeding up again in a paced rhythm pushing forward the war drums (“Healing Through War”) in kingdom battles. After the battle comes the well deserved rest of the warrior; time to drink and celebrate… but sometimes the drink helps our demons to reveal themselves, creating doubts about our own existence that can drive us mad, like a meaningless simpleton (“The Fool”). Here I highlight the sound of clavier which gives the impersonating character an aura of joyful madness.

The undeniable end of life is the cold hoar that predates death (“Cold as Perfection”); there comes the time when we have to say goodbye to our love and a king is no exception. The difference is in the nobility of how we accept the cold certainty of our future, not caring to who we are in life. Musically, more than appropriate the Doom entrance using heavy guitar riffs that creates a dreary atmosphere, completed with the choir and the crying guitar in the end. Everyone needs to believe in something inexplicable, something that can give them faith and comfort. A king is no exception and so we have the antithesis moment of all album: one of the undoubtedly Death tracks present (“Mitra”), with lyrics of faith and hope yet leaving a notion that that same faith consumes all our life (“I want to take you, I want to feel you | I will possess you until I’ll kill you”).

Now time for the hardest track for me… simply because I don’t speak German! But using automatic translator was easy to perceive it’s a love song, although sad. “Paramour” means “Lover”, making this the sad confession of a royal mistress that recognizes she will never be more than that although she truly loves the king, which makes her suffer from love (“Die Leidenschaft Bringt Leiden” | “The Passion Brings Suffering”). Musically pauses the album, like a moment to take a breath but also to show all the vocal capability of Veronica Bordacchini who also does the feminine voice in “Cold as Perfection” and “Syphilis”. One moment we are wrapped by an angelic voice and we rapidly change to an anger and suffering one (“And the Vulture Beholds”), of the prince that swears to defend his royal legacy from those who wish to take him over, like vultures waiting that the royal blood stops running in the king’s veins. The problem of going in search of more and more is the risk of greed that forces us to have more than we really need (“Gravity”), seizing us like a drug if we are aware of that.

A majestic kingdom burdens a high price paid in blood by those who swear to defend it (“A Million Deaths”). How noble it may be the words of a leader, how much confidence it inspires in those who listen to them, the truth is they are nothing more than diabolical lies with one single purpose: vain glory (“Choking my existence with lies | Led by the devil to paradise: Down”). One more moment of sadness and grieve, again paced by the melancholic Doom beat, in which the Lover says farewell to her love, victim of a disease (“Syphilis”). Finishing, just like in the beginning, an instrumental track. If then we had a vigorous pace demonstrating strength, here our King is reaching the end of his reign. A moment of reflexion that rapidly transforms in a new cycle of joy… the king is dead, long live the king.

Italians Fleshgod Apocalypse created a fantastic work with a beautiful conjugation of all the classical scenography with Death Metal brutality. It might be too much to consider this an outstanding work in the genre but it certainly is for the band, creating a level of excellency they must maintain in the future. From the meticulous use of each instrument that create states of soul to the vocals that accompany them, this work is for mandatory listening for all of those that appreciate good music. Better than listening to the album… is listening to the orchestrated versions; we are in the presence of high quality musics, compared to what’s best in classical music.

\m/




Sem comentários:

Enviar um comentário