Lusitania Old School 2014: Alkateya - Iberia - Tarântula


As últimas duas vezes que fui ao Hard Club assistir a concertos foram por ocasião de eventos só com bandas nacionais. Uma delas foi uma noite de Hard Rock/Metal e a outra de Heavy/Power Metal. Em ambas diverti-me imenso, conforme podem ver nas reportagens que elaborei; como não há 2 sem 3, este Sábado a história repetiu-se.

Desta vez o evento que fui assistir foi o "Lusitania Old School 2014" com 3 bandas da velha-guarda da cena nacional: Alkateya, Iberia e Tarantula. E por "velha" só mesmo pela veterania da maioria dos seus membros pois o som, esse continua bem fresco e actual. De destacar as muitas pessoas que se deslocaram à Sala 1 do Hard Club para uma noite já de si quente e que se tornou tórrida ao ritmo das guitarras.

Quem abriu a noite foram os Alkateya. Infelizmente só pude assistir a 3 músicas deles pois o evento teve a sua hora de início antecipada, pelos vistos com indicação tardia. Um aparte: já não é a primeira vez que tal acontece no Hard Club, perdi por exemplo a banda de suporte a Black Label Society pelas mesmas razões. Não sei de quem é a culpa mas gostaria que tomassem mais atenção no futuro a este tipo de contratempos, pois pago para ver os concertos por inteiro... Bom, agora o que interessa mesmo, as exibições das bandas.

Com uma presença em palco assinalável (um Pedro Mendes cheio de vitalidade), os Alkateya mostraram alegria e energia durante todo o set. Como ponto negativo aponto apenas a voz de João Pinto, algumas vezes “abafada” pelos instrumentos; penso que o som do micro não estivesse adequadamente alto para os restantes membros. Tirando isso foi sem dúvida um concerto enérgico, com muito e bom Rock n’ Roll. Espero numa próxima poder assistir ao concerto completo.

Após uma pausa para nos refrescarmos com uma cervejinha subiram ao palco os Iberia. Estes senhores que andam a produzir Hard Rock de bom nível há quase 20 anos mostraram o porquê de serem um marco na cena nacional. Apesar de várias alterações (só restam 2 elementos fundadores da banda original) na formação o som continua em alta! Grande frontman Hugo Soares, com uma voz a todos os níveis excelente, Jorge Sousa soberbo na guitarra e João Sérgio Reis a desfrutar por completo da noite são os aspectos que ressalvo da banda, sem no entanto não deixar de mencionar Toninho e Ricardo Reis, pois sem eles certamente que não seria a mesma coisa. Tocaram temas de diversos álbuns, incidindo obviamente no seu último registo “Revolution”, tocando ainda “Living a Lie” que fará parte de um futuro registo. Actuação soberba a todos os níveis.

Tempo então para mais uma (ou mais) cervejas enquanto se esperava a subida ao palco dos Tarântula. Malha após malha, retiradas da discografia da icónica banda, eram despejadas para o público que parecia não se cansar e lá ia acompanhando, ora timidamente ora de forma mais eufórica em grande parte das músicas. Os irmãos Barros e companhia facilmente mostraram o porquê de tão extensa carreira (a banda reeditou o seu grande “Kingdom of Lusitania” em 2 versões vinil), agarrando o público desde o primeiro instante em que pisaram o palco, destacando-se como pontos altos “The End of The Rainbow” e “You Can Always Touch The Sky”. O concerto terminou com a subida ao palco de todas as bandas para uma jam session ao som de Deep Purple, com uma cover de “Smoke On The Water” tocada a 3 (bandas).

Parabéns a todas as bandas por este magnífico evento, pela grande noite que proporcionaram e pelo convívio. É disto que o Rock/Metal é feito, de gente que se une por uma causa: muita e boa MÚSICA!










Sem comentários:

Enviar um comentário