Mantra Projekt + Black House of Wolves + Blame Zeus @ Hard Club


Os portuenses Blame Zeus finalmente apresentaram em concerto o seu primeiro registo, “Identity”. O local escolhido foi a Sala 2 do Hard Club e contaram com a colaboração das bandas Mantra Projekt e Black House of Wolves (BHoW).

Coube aos Mantra Projekt abrirem a noite. Tarefa sempre difícil especialmente a um dia de semana em que muita gente chega tarde depois de um dia de trabalho. Das 3 bandas em cartaz era a única que me era de todo desconhecida. Para aqueles que não conhecem, é um projeto que se centra nos mantras do Ioga Antigo, com letras escritas em sânscrito e arranjos que incluem uma vertente post-rock e progressiva. Posso dizer que o resultado final é muito bom, o que fez até com que tivesse de comprar o CD! Arrisco a dizer que, não sendo uma sonoridade de fácil assimilação, acaba por ser do agrado de todos a que a escutam. É um pouco como dizia Fernando Pessoa, “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Mais abaixo têm um vídeo da banda mas aconselho uma audição mais atenta do álbum.


A banda seguinte era aquela que melhor conhecia. Já tinha tido o prazer de os escutar naquela mesma sala e confesso que gostei ainda mais. Notou-se uma evolução enquanto banda, mais à-vontade de todos os membros. Todos estiveram bem mas tenho de destacar (novamente) o guitarrista Bruno Carreira; tanto nos BHoW como n’O Incrível Homem Bomba mostra todo o seu virtuosismo com a guitarra. A banda está prestes a lançar o seu primeiro EP de muito bom rock, nessa altura talvez fale aqui um pouco mais deles. Ponto menos positivo: acho que devem trabalhar melhor os tempos entre músicas, de forma a “preenche-los” melhor.

Tempo então para os Blame Zeus apresentarem o seu álbum. Com uma Sandra Oliveira que me pareceu um pouco nervosa no início começaram então a tocar o alinhamento do CD. Aos poucos foi adquirindo confiança (também com a ajuda de Victor Franco que do público a ia incentivando) e isso refletiu-se na sua voz e prestação; Victor ainda subiu ao palco para um dueto em duas músicas. Com uma casa já mais composta (foram chegando ao longo da noite) e colaboradora no apoio à banda, tempo então para aproveitarem o momento enquanto se divertiam a tocar.

Se dúvidas ainda houvesse, acho que este evento foi a prova de alguns pontos:

. É possível criar eventos com bandas de estilos díspares e acessíveis à maioria das bolsas
. O Rock portuense está vivo e recomenda-se

Só me resta terminar com os agradecimentos à Rocknradio (em especial à Paula Antunes), à Sandra Oliveira dos Blame Zeus, aos Mantra Projekt por terem assinado o CD e às 3 bandas pelo espectáculo que proporcionaram. A todos até uma próxima.








Sem comentários:

Enviar um comentário