Nebelhorn - Urgewalt


É comum encontrarmos projetos “one man band” em diversos estilos, sendo o mais usual o black metal. Confesso que gosto de escutar estes trabalhos individuais pois na sua maioria são um reflexo de qualidade e dedicação musical. O mais recente álbum que me chegou para análise foi “Urgewalt”, novo trabalho de Nebelhorn, projecto do Alemão Wieland.

O álbum começa ao som de “Auf Bifrösts Rücken” (“Nas Costas de Bifröst”), uma faixa instrumental de contornos épicos que abre caminho para o tema título “Urgewalt” (“Força Elementar”) que, fazendo juz ao nome, soa majestosa e forte; aproveitando a passagem de sintetizador (que fica em som de fundo dando uma sensação de coro) irrompe numa explosão sonora de ritmo black metal. Entre esta faixa e “Ägirs Zorn” (“Ira de Aegir”) existe também uma passagem curiosa aproveitando o som de chuva e relâmpagos com a sonoridade a baixar para uma toada essencialmente mais folk/medieval de cadência lenta e ritmada, ali com um momento mais acelerado de black metal. A vertente black mais direta e rápida vai-se fazer sentir nas duas composições seguintes, “Wilde Jagd” (“Caça Selvagem”) e “Muspellheim”, com a viagem pelo reino do fogo a terminar bem em “Auf neue Lande” (“Para Nova Terra”) numa música alegre e com um toque de épico onde não falta também uma viola clássica, com todos estes elementos dispostos estrategicamente ao longo da faixa de modo a criarem uma descrição musical da viagem, resultando na melhor e mais elaborada faixa do álbum. “Funkenflug” (“Faíscas”) é uma balada folk de ritmo maioritariamente lento e compassado, com belos arranjos de flauta e guitarra, terminando depois o álbum ao som da instrumental “Freyhall” (“Salão de Frey”) que, mantendo a receita da anterior, opta por uma toada mais rock progressivo de contornos épicos e o melhor solo de guitarra de todo o álbum.

Nebelhorn canta sempre sobre eventos relacionados com os vikings e a sua mitologia. “Urgewalt” não é um disco conceptual mas segue essa linha, com o alinhamento estruturado de forma temporal a poder contar uma qualquer história que, apesar de ter começado revolta e tumultuosa, tem um final feliz. Um pormenor que me agradou bastante diz respeito às passagens entre músicas; se as ouvirmos todas seguidas, sem pausas, não notamos qualquer variação brusca de intensidade permitindo assim que se encaixem umas nas outras de forma suave, o que também contribui para a fluidez da história a ser contada. Se há alturas em que longos hiatos nos lançamentos valem a pena a espera, “Urgewalt” é sinónimo disso.

\m/


It is usual to find “one man band” in several styles, more commonly in black metal. I confess I do like to listen to these stand alone projects because for the most part they’re a reflection of musical quality and dedication. The most recent work that came to me for review was “Urgewalt”, German Wieland’s musical project, Nebelhorn.

The album starts at the sound of “Auf Bifrösts Rücken” (“At The Shores Of  Bifröst”), an instrumental track with an epic approach that open ways to title track “Urgewalt” (“Elemental Force”) that, doing justice to the name, sounds strong and majestic; taking advantage of the synth transition (that stays in the back giving a sense of choir) it bursts in a sound explosion of black metal rhythm. Between this track and “Ägirs Zorn” (“Aegir’s Wrath”) there is also a curious passage using the sound of rain and thunders and a sonority decreasing into a slow and paced tune of folk/medieval influences. An approach to a more direct and fast black metal is noticed on the two following songs, “Wilde Jagd” (“Wild Hunt”) and “Muspellheim”, with the trip through the reign of fire ending well in “Auf Neue Lande” (“To new Land”) with a cheerful song with a touch of epic where there’s also the sound of classic viola, with all these elements strategically disposed along the track in order to create a trip’s musical description that end up creating the best and more elaborated track of the entire album. “Funkenflug” (“Sparkles”) in a folk ballad with a mostly slow and paced tune, with beautiful flute and guitar arrangements, ending the album afterwards to the sound of the instrumental track “Freyhall” (“Frey Hall”) that, maintaining the previous formula, chooses the sound of prog rock with an epic touch and has the best guitar solo of the entire album.

Nebelhorn always sangs about events viking related and their mythology. “Urgewalt” is not a conceptual album but follows that line with an alignment structured in a timeline that makes it possible to tell any story that, although it starts in a commotion and hectic, has an happy ending. A detail that pleased me the most regards the transition between the tracks; if we hear them all together, without pauses, we can’t notice any sudden variation of intensity which allows them to fit one another smoothly, which also contributes to a flowability storytelling. If there are times when long hiatus are worth waiting, “Urgewalt” is proof of that.

\m/

Sem comentários:

Enviar um comentário