Nine O Nine - The Time Is Now


Quando vários músicos com créditos firmados na cena decidem juntar-se, o resultado final prevê-se que seja bom. Se à qualidade musical dos intervenientes somarmos a vontade em fazer música que vai além daquilo a que nos habituaram então a fasquia eleva-se.

Tó Pica (Tó Pica, Sacred Sin, R.A.M.P., Secret Lie, Anti-Clockwise) na guitarra, Arlindo Cardoso (Low Torque, One Hundred and Twenty, Tó Pica, Wako) na bateria, Sérgio Duarte (Re:aktor, Sérgio & Animais) na voz e Gonçalo Agostinho na guitarra são os nomes que dão vida a Nine O Nine, um projecto musical que visa fazer música sem barreiras (Tó escreveu as músicas e Sérgio as letras). Para quem conhece estes músicos e escuta pela primeira vez o álbum de estreia “The Time Is Now”, rapidamente se apercebe que isto não é apenas “mais uma banda”. A sonoridade apresentada foge daquilo que conhecemos dos seus intervenientes; as influências detectadas passam por U2, Paradise Lost ou Depeche Mode (o álbum tem mesmo uma cover da música “Never Let Me Down Again”), cuja combinação resulta em belas melodias ricamente elaboradas com uma maior predominância para o rock progressivo.

Um dos pontos “menos” deste trabalho é a sua inconsistência em termos sonoros. Tanto podemos escutar “The Way Back Home”, uma faixa com peso com requintes de gótico e uma das em que Sérgio usa vocais mais fortes, talvez para se manter mais em consonância com a mensagem da letra; a balada rock “Beauty Femme” que conta com uma sonoridade aprazível e simples e que, por esse motivo, pode muito bem ser explorada pela banda para divulgação na rádio; ou “The Rush” de contornos mais metal e com uma toada a fazer lembrar Rob Zombie. Esta mescla é fruto das diversas influências e é algo que considero positivo, apenas me parece que em termos de composição/estrutura o álbum deveria estar mais coeso. Outro pormenor tem a ver com a bateria, por vezes parecia um pouco “deslocada” da música e por momentos quase nos esquecemos de que está lá. As guitarras estão bem, sem grandes exibicionismos, o baixo ouve-se e a voz está excelente, só peca mesmo pela bateria; fica a dica para no próximo álbum darem mais preenchimento musical e destaque.

Uma das vantagens de se ter muita experiência no meio musical é chegar a uma altura da vida/carreira em que não é preciso mostrar nada, deixando a criatividade musical fluir livremente. “The Time Is Now” revela os caminhos que os Nine O Nine pretendem seguir, apenas têm de os aprimorar. Um álbum com riffs orelhudos e passagens apelativas que poderá soar a pouco para quem esperava um álbum de peso, mas nem por isso um trabalho menos recomendado.

\m/


When several musicians with proved quality in the scene decide to get together we can expect a good result. If to the musical quality of the parties involved we add the will to make music that goes beyond expected than the bar raises.

Tó Pica (Tó Pica, Sacred Sin, R.A.M.P., Secret Lie, Anti-Clockwise) on the guitar, Arlindo Cardoso (Low Torque, One Hundred and Twenty, Tó Pica, Wako) on the drums, Sérgio Duarte (Re:aktor, Sérgio & Animais) on the voice and Gonçalo Agostinho on the guitar are the names that give live to Nine O Nine, a musical project that aims to make music without borders (Tó wrote the musics and Sérgio did the lyrics). For those who know these musicians and listens for the first time to the debut album “The Time Is Now”, rapidly gets the feeling that this isn’t “just another band”. The presented sonority stays apart of all we know from these musicians: the noticed influences include U2, Paradise Lost or Depeche Mode (the album features a cover for the song “Never Let Me Down Again”), whose mixing results in beautiful melodies richly elaborated with major predominance for progressive rock.

One of the “less” aspects of this album is its inconsistency in terms of the sonority. We might as well listen to “The Way Back Home”, a track with weight and a touch of goth and one of those where Sérgio uses strong vocals, probably to maintain accordance with the lyrics; the rock ballad “Beauty Femme” that has a pleasant and simple sonority and, for that reason, might as well be used by the band for radio broadcast; or “The Rush” more into metal and with a pace reminding Rob Zombie. This mixture is due to the bands’ several influences and it’s something positive, I just think that the album should be more cohesive regarding composition/structure. Other detail has to do with the drums, sometimes they sounded somewhat “apart” from the music and there were moments we almost forgot they’re there. The guitars are good, without show off, the bass is very listenable and the voice is excellent, it just lacks on the drums; a hint for the next album is to highlight it more and give more musical embodiment.

One of the advantages of having a lot of experience in the musical scene it’s to get to a certain stage of life/career were there’s no need to show ourselves, letting musical creativity flow freely. “The Time Is Now” reveals the musical paths Nine O Nine wish to follow, they just need to refine them. An album with catchy riffs and appealing passages that may sound little to the ones expecting a more weighted album, but nevertheless a less recommended work.

\m/

Sem comentários:

Enviar um comentário