Northern Lines - The Fearmonger


O propósito da criação da banda Northern Lines foi o de criar música sem estar criativamente limitada a rótulos, tendo apenas por base uma aproximação ao rock, de sonoridade maioritariamente progressivo. Foi isto que apresentaram na estreia “Farts From S.E.T.I. Code” e continuam agora no novo registo.

“The Fearmonger” entra por um caminho mais conceptual com a temática do álbum a girar em torno da Morte, vista através do olhar de alguém com medo. E é esse mesmo medo que despoleta diferentes reações e atitudes em relação à morte, o que acaba por ir de encontro às bases musicais da banda. Ao longo das suas 11 músicas encontramos diferentes variações de intensidade, mesmo dentro da própria música, com os músicos a percorrerem correntes que vão do rock mais directo ao progressivo, não descurando outros estilos. Sem entrar numa análise aprofundada por todas as faixas aponto apenas alguns exemplos: “Nightwalk” vai buscar inspiração ao funky mas a certo ponto da música deriva para uma toada swing, terminando mesmo ao ritmo do jazz; “Machine Man” é uma espécie de tango burlesco, indo do swing ao rock n’ roll numa espécie de amostra intemporal das décadas áureas do rock; “Meteor” acaba por ser o maior e mais complexo arranjo de todo o álbum, numa fusão de sensações etéreas em que a presença do piano cria um fio condutor entre o calor do soul/funky, a verticalidade do progressivo, o corpo do rock e o ambiente post-rock (é nesta faixa que a banda mostra todo o seu potencial); “Jukurrpa” tem ali algo naquelas guitarras que me faz lembrar The Shadows. Uma alteração neste novo trabalho é a inclusão de piano e sintetizadores, como se pode escutar em “Mast Cell Disorder”, dando assim mais profundidade à música e vincando ainda mais a vertente ambiente das composições.

A marca da banda são as constantes alterações de tempo e ritmo, criando complexas estruturas musicais que poderão não agradar aos amantes do som simples e directo mas vão certamente fazer as delícias dos puristas da técnica e melómanos em geral. Não é um trabalho de assimilação fácil, obrigando a constantes audições para se poder apanhar toda a ambiência. No fundo é essa a função da arte, obrigar o ouvinte a constantes viagens exploratórias segundo a sua própria visão.

\m/

The purpose of the creation of the band Northern Lines was to make music creatively independent of labels, having a base approach to rock mainly progressive. Was with this in mind that they released the debut “Farts From S.E.T.I. Code” and continue now with the sophomore.

“The Fearmonger” explores conceptual paths with the album’s theme revolving around Death, seen through the eyes of someone with fear. And it’s that same fear that triggers different reactions and attitudes towards death, which meets the band’s musical base roots. Throughout all its 11 tracks we encounter different variations in intensity, even within the same song, with the musicians exploring different rock currents that go from pure rock to progressive, not forgetting other styles. Without doing a thorough analysis to all tracks I point out some examples: “Nightwalk” gets inspiration from funky but at certain point the song derives to a more swing pace, ending with a jazz rhythm; “Machine Man” is some sort of burlesque tango, going from swing to rock n’ roll in some sort of ageless sample of rock golden eras; “Meteor” turns out to be the biggest and more complex composition of the entire album, in a fusion of ethereal sensations in which the presence of the piano creates a thrust between the warmth of soul/funky, the verticality of the progressive, the body of the rock and the ambiance of post-rock (it’s in this track that the band shows all its potential); “Jukurrpa” has something in those guitars that reminds me The Shadows. One change in this new work is the inclusion of the piano and synthesizers, was we can perceive in “Mast Cell Disorder”, that way giving more deepness to the music and increasing even more the ambient aspect of the compositions.

The band’s trademark are the constant swings in terms of pace and rhythm creating complex musical structures that may not please the ones that prefer a more simple and direct sound but will certainly delight the ones that enjoy pure technique and general melomaniacs. This is not a work of easy absorption, compelling to constant listening in order to capture all its environment. in the end that’s art’s role, to compel the listener to take constant exploratory trips according to its own vision.

\m/



Sem comentários:

Enviar um comentário