Tales For The Unspoken - CO2


‘CO2’ é um elemento básico na composição dos organismos e assim essencial ao planeta. Sem entrar em pormenores químicos ou físicos, poder-se-á assumir esta designação como sendo o mote para o 2º registo de longa duração do coletivo conimbricense, Tales For the Unspoken (TFTU).

Após o seu antecessor editado em 2011 pela Casket Records ‘Alchemy’, aclamado pela média especializada, chega finalmente este ‘CO2’, essencial no continuar da florescente carreira dos TFTU, sendo este agora editado a nível nacional com o selo da Raising Legends Records.

Com uma inegável excelente produção e masterização, este registo de 10 faixas que soam por curtíssimos 40 minutos, com um thrash / groove metal com relevos tribais na sua sonoridade, apresenta-se limpo, bem arquitetado em termos de alinhamento e com o levantar do véu do poderio energético que estes rapazes de Coimbra sabem tão bem imprimir nas suas atuações ao vivo.

Somos ainda brindados com a participação especial da voz de Joana Vieira na faixa de encerramento ‘Resilient Winter’ que atenua intrepidamente toda a força dos temas anteriores dando um cunho particular a este registo, chegando também como bálsamo ante o saudável desgaste com o tema ‘I,Claudius’ também com a especial participação de Miguel Inglês, arriscando-me a dizer que este é O tema deste álbum ‘CO2’, não sem também ressalvar a especial colaboração de Ricardo Martins no tema ‘Crossroads’.

Os riffs são potentes e o rufar da bateria de Sérgio Vaz é um constante soar poderio sonoro, só acalmado pela imperativa e quase gutural voz de Marco Fresco que se revela Enorme em palco, sem soçobrar ante a ‘tareia’ musical que os seus companheiros lhe dão!

‘Taken’, o tema da virtude, outra pérola descoberta que se esconde mas fura e fica em espiralante toada a pedir aumento de volume!

O bailarico é prometido com a escuta deste trabalho, até porque o CO2 é-nos essencial! O aviso fica feito: aproximem-se o mais que puderem destes jovens, sigam o seu percurso e atentem pelos seus live shows e não temam pelo vosso tempo a eles dedicado; é sem dúvida bem investido!

Review por: Paula Antunes (Lady Starlight)

Sem comentários:

Enviar um comentário