Talking With Alexander Otto From Words Of Farewell



Há alguns dias atrás estava à conversa com o meu amigo Alexander Otto, vocalista da banda Alemã Words Of Farewell, e chegámos à conclusão que ainda há muito para dizer sobre “A Quiet World”, o terceiro e mais recente álbum da banda. E quem melhor para falar sobre ele do que o próprio Alex?

Davi: Olá Alex, sê bem-vindo ao meu blogue.
Alex: Hey Davi, obrigado por nos dares a oportunidade de partilharmos um pouco a visão do nosso mais recente trabalho!

Davi: Um álbum novo a cada dois anos desde a estreia com “Immersion”. Vocês estão plenos de criatividade ou é algo acordado com a editora?
A: Num mundo onde uma banda lança um álbum a cada ano ou por aí não é difícil que uma questão dessas surja mas asseguro-te que, apesar de termos falado com a editora acerca desse assunto e que haja um incentivo para lançar um novo álbum a sensivelmente cada dois anos, nós não estamos obrigados a isso. Ser uma banda mais pequena no catálogo dá-nos certas liberdades. Apenas pensámos entre nós que seria uma boa altura lançar um álbum após dois anos e meio. Além de que agora somos três compositores, ou melhor quatro com a entrada do Rob, portanto não há um défice de ideias a pairar prontas para serem aproveitadas. No total gravámos 14 ou 15 músicas para o álbum mas após alguma ponderação ficámos com as 9 que melhor encaixavam no resultado final. Não que as restantes músicas não tivessem qualidade, nós apenas não queríamos exceder muito o tempo pois achámos que álbuns com mais de 50 minutos acabam por ser extenuantes com música complexa como a nossa. Talvez terminemos as outras músicas para provavelmente as lançarmos futuramente, seja num novo álbum ou noutro formato. Portanto para te dar uma resposta curta, estamos certamente cheios de criatividade.

D: Há vários aspetos em que “A Quiet World” difere dos anteriores álbuns. Por exemplo, a arte-de-capa; foram de umas capas DIY (por sinal fantásticas) para uma cheia de cor e luz da autoria de Stanis W. Decker. Porquê?
A: Bem, DIY não é inteiramente verdade. As imagens das capas foram tiradas por Drew Hooper (“Immersion”) e David Galstyan (“TBWY”). Eu simplesmente fiz a “direcção artística” e selecionei tudo para o booklet desde a fonte até ao design final para garantir que ficava tudo perfeito. Desta vez eu andei a saltar entre ideias antes do lançamento mas não chegámos a consenso com nenhuma delas, até há altura em que já estava quase tudo preparado para o lançamento, com todas as músicas prontas, e eu ainda a pulular de ideias. Depois de discutir isto com a AFM eles ofereceram-se para tratar de tudo e propuseram-se a arranjar um artista capaz de ter tudo pronto a tempo, até porque eu estava muito ocupado com o meu trabalho e a fotografia. Então eu e a banda escrevemos algumas ideias sobre o que pretendíamos e o Stanis W. Decker, escolhido pela AFM e sempre em constante comunicação connosco, terminou as nossas ideias. Sendo eu um grande fã da cultura cyberpunk, seja em livro ("Neuromancer"), filme ("Blade Runner"), Manga ("Blame!") ou Anime ("Ergo Proxy"), eu adoro o resultado final mesmo que seja diferente daquilo a que os fãs estão habituados. A sua iconografia congrega em si algumas ideias daquilo que me inspira artisticamente em termos líricos e auditivos portanto estou muito contente com o resultado apesar de ser um pouco aleatório para alguns.

D: Em termos sonoros este parece ser o vosso registo mais progressivo até à data; estou correto?
A: Bem, essa também é a minha opinião. Eu acho que quanto mais amadurecemos na idade e mais importância damos há proficiência técnica no processo criativo, a vertente mais progressiva tende a aparecer. Tive uma fase complicada no estúdio e na parte criativa até me acostumar a escrever e cantar acima da sétima e oitava métricas e outras partes mais elaboradas. Mas é isso que faz a nossa música sobressair para todos aqueles que investem tempo a descobrir todos aqueles pedaços progressivos espalhados pelos diversos instrumentos ao longo da música. O Erik tem uma tendência especial para escrever músicas acessíveis mas difíceis de executar - eu acho que há um pouco de demoníaco em todas as suas composições. Comparativamente aos outros dois álbuns eu diria que há um claro desenvolvimento dos elementos progressivos com a colocação ligeiramente recuada dos instrumentos a cada prestação. Penso que em “AQW” já sabíamos como trabalhar melhor esses elementos e conjugá-los melhor na estrutura musical e também como obter melhores efeitos. Nós nunca paramos de aprender enquanto seres humanos e como banda temos sempre tendência a lutar para evoluirmos tecnicamente.

D: Já tiveram oportunidade de tocar ao vivo “A Quiet World”. Como foi a reação do público?
A: Para já apenas tocamos três músicas pois também precisamos de tocar algumas mais antigas, além de que o nosso tempo em palco raramente excede os 45 minutos. Já tocamos a “The Farthest Reach”, a “My Share of Loneliness” e a “Gaia Demise” e vamos juntar algumas novas para completar o nosso novo setlist dos concertos. No entanto, para nós é sempre difícil decidir qual tocar porque todos têm a sua preferida e também temos de ter em conta que o público pode preferir alguns dos temas com os quais desenvolveram maior empatia. Às vezes as pessoas vêm ter connosco no final dos concertos e mostram-se tristes porque não tocamos a sua canção favorita. Por isso sim, a solução passaria por tocar mais tempo mas é algo que nem sempre depende de nós.

D: E planos a curto prazo? Estão a planear uma digressão com este novo trabalho?
A: Nós contactamos vários agentes e salas para planearmos uma minidigressão entre Alemanha, Áustria e Suíça mas infelizmente as coisas não correram como pretendíamos. Portanto agora as nossas esperanças recaem em possíveis vagas na próxima série de festivais de Verão para promovermos o nosso trabalho.

D: Há algum tempo atrás tentei trazer-vos a Portugal para tocarem; isso não foi possível mas espero que 2017 seja o ano em que vos vejo cá ao vivo.
A: Eu adoraria tocar em Portugal. Eu visitei o País algumas vezes durante as minhas viagens pela Europa por causa da fotografia e em todas as vezes obtive os resultados que vinha em busca; que País fantástico! Além disso, já que ainda não conseguimos tocar fora da Alemanha, estaríamos mais do que interessados em descer até à Península Ibérica para fazer uma série de concertos e conhecer os nossos fãs Portugueses!

D: Alex, mais uma vez obrigado por esta entrevista; tempo agora para deixares uma mensagem aos leitores.
A: Obrigado nós por nos receberes. Acho que esta é a altura em que digo a todos para escutarem o nosso novo trabalho para verem se gostam.

\m/

Some days ago I was talking to my friend Alexander Otto, lead singer from German band Words Of Farewell and we came to the conclusion that there is much to tell about “A Quiet World”, band’s 3rd album and latest release. And who better person to talk about it than Alex himself?

Davi: Hello Alex and welcome to my blog.
Alex: Hey Davi, thank you for giving us the opportunity to share a little insight on our most recent efforts!

D: A new album every two years since the debut “Immersion”. Are you filled with creativity or it’s something agreed with the label?
A: In a world where every band puts out an album every other year or so I guess it can't be helped that such a question arises but I assure you, even though we did talk with our label about these things and there is an incentive to release an album every two years or so, we aren't obliged to do it. Being a smaller band in the rooster gives us certain freedoms. We simply thought to ourselves that it was time to release another album after two and a half years. Also since we're now three songwriters or actually four since Rob joined us, there is no shortage of ideas floating around waiting to be pinned down. In total we recorded 14 or 15 songs for the album, but after some consideration went with the 9 that fit together as a finished product best. Not to say that the other songs were also quality material yet simply would've exceeded the album limit since listening to albums longer than 50 minutes can feel a bit exhausting with complex music like ours. We may finish the other songs and release them at some point in the future, be it on another album or in some other form. So to give a short answer, we are certainly filled with creativity.

D: There are several aspects in which “A Quiet World” differs from previous albums. For instance, the artwork; you went from DIY dark (btw amazing) covers to a full-of-light colorful image made by Stanis W. Decker. Why?
A: Well, DIY is not entirely true. The images for the covers were taken by Drew Hooper (Immersion) and David Galstyan (TBWY), I simply did the "art-direction" of the booklet and selected everything finishing the designs and typography to assure a polished product. This time I toyed around with a lot of ideas prior to the release but internally we didn't quite consent on any of the ideas and by the time the release was nearing and the music was already finished I still was tinkering with ideas. After talking all this through with AFM they offered us to take the matter into their hands and look for an artist that would give us something in time, because I was extremely busy with work and photography. So the band and I wrote up some ideas of what we wanted and Stanis W. Decker, appointed by AFM, in constant communication with us, finished our ideas. Since I am a great fan of cyberpunk culture, be it books ("Neuromancer"), movies ("Blade Runner"), Manga ("Blame!") or Anime ("Ergo Proxy"), I adore the outcome even though it may be something different than fans are used to. Its iconography encompasses some central ideas of what inspires me as an artist lyrically and also aurally so I am very content with it even though I suppose it's a little hit or miss for some.

D: In terms of sonority, this seems your most progressive album so far; am I correct?
A: Well that is my impression as well. I guess the older we get and the more important technical proficiency becomes in the writing process, the more the progressive side comes to show. I had a hard time in the studio and in the writing process to get accustomed with writing and singing more verse parts over 7/8th meters and some other tricky things. But it's what makes our music stand out for those who invest the time to find all the little proggy bits and pieces that are scattered across the songs and instruments. Erik especially has a tendency to write songs that are pretty easily accessible but sometimes very hard to wrap your head around when actually trying to play them - I guess the devil's in the details in most of his compositions. Compared to our other two albums I would say that there is a clear development towards progressive elements, being positioned a little further into the foreground with each installment. On “AQW” I think we knew a little better how to handle these elements and worked on integrating them better into the songs and also on how to achieve certain effects that make sense in the overall song structure. We never stop learning as humans beings and as band also tend to follow a constant strife of improvement of our craftsmanship.

D: You had the chance to play live “A Quiet World”. How was people’s reaction to it?
A: So far we only played three songs, as we also need to play some of our old songs and usually the stage time we get doesn't exceed 45 minute too often. We've played “The Farthest Reach”, “My Share of Loneliness” and “Gaia Demise” and will soon adopt a couple of other songs as well to complete our new live set list. Yet for us it's always hard to decide what to play because everyone has his favorites and also we need to consider that the audience might prefer some of our singles they already have some personal relation to. Sometimes people come to us after a show and are sad that we didn't play their favorite song as well. So yeah, the solution would be to play longer, but that's not always in our hands.

D: How about short-term plans? Are you planning a tour for this album?
A: We did contact several bookers and venues to set up a small tour across Germany, Austria and Switzerland but unfortunately things didn't work out the way we had intended. So our hopes are that we are able to get some slots in the upcoming festival season to promote our works.

D: Some time ago I tried to bring you here in Portugal to play; that wasn’t possible but I do hope 2017 will be the year I’ll see you live here.
A: I would love to play in Portugal. I've visited the country a couple of times during my road trips across Europe for my photography business and each time I absolutely got the results I came to capture; such a beautiful country! Also since we haven't made it past the German borders yet, we'd be all the more excited to come down to the Iberian Peninsula for a couple of concerts and meet some of our Portuguese fans!

D: Alex, thank you again for this interview; time now for you to leave a message for the readers.
A: Thank you again for having us. I guess this is the time to tell everyone to check out our work and see if they like it!

\m/

Sem comentários:

Enviar um comentário