The Autist - The Coldest Sun


Em 2014 Pedro Remiz começou a delinear os contornos do seu novo projecto The Autist; cerca de três anos depois estamos a poucos dias do lançamento de “The Coldest Sun”, o álbum de estreia. Este é um álbum conceptual que gira em torno da constante evolução da mente humana enquanto génese do pensamento e ideal, em confronto com as constantes mudanças a que está sujeito e que levam a sucessivas construções/destruições em busca do perfeito equilíbrio.

Na sua definição mais simples, pode-se caracterizar este álbum como um trabalho de death metal melódico cujas características acabam por se misturar com as do metal sinfónico com vocalista feminina. A primeira faixa “Rebirth” é um instrumental que tem o condão de nos preparar para o que podemos ouvir. “The Coldest Sun”, faixa que dá nome ao álbum, transparece a ideia de confronto ideológico muito por força das duas belíssimas e antagónicas vozes de Alina Lesnik e Pedro Remiz, para além do próprio título. Tudo isto servido numa sonoridade death sinfónico onde se ressalvam as diversas flutuações de volume e intensidade conforme a voz que se ouvia no momento. E é esta intensidade e ritmo que se vai manifestar ao longo das próximas 9 faixas; algumas delas incorporam elementos característicos de outros subgéneros, como o djent ou o mathcore, com constantes desconstruções e alguma complexidade como a que escutamos em “Stardust”. Assistem-se também a duetos entre a voz berrada e a soprano, fórmula utilizada por outras bandas de metal sinfónico, mas que aqui assumem um destaque especial muito por culpa de toda a estrutura musical em que estão inseridos; é como se fossem pequenos focos de beleza no caos desconcertante criado pelas pesadas guitarras e bateria demolidora (por ex. “Age of Leviathan”). Um dos duetos que mais gostei, para além de “The Coldest Sun” foi “The Sanctuary”: brutal, belo e ao mesmo tempo tecnicamente irrepreensível. Pelo meio há ainda tempo para uma faixa mais simples (“Loveless”) e suficientemente pop para ser um hit single numa qualquer rádio. Se por um lado parece desenquadrada de todo o álbum, por outro reforça a ideia inicial de constante evolução.

“The Coldest Sun” não é inovador nem creio ser essa a sua pretensão, considero-o como o resultado criativo de alguém cuja visão musical vai além das simples pautas. O uso de diferentes vocalizações revelou-se acertado, aliado a estruturas musicais complexas mas com arranjos simples. Toda a alternância entre ritmos, vozes e complexidade evitou que o álbum caísse numa toada demasiado repetitiva, tornando-o uma excelente escolha para os amantes da voz feminina aliada a sonoridades pesadas; um álbum que sem dúvida valeu a pena o tempo de espera.

\m/

Back in 2014 Pedro Remiz started outlining the details of his new project The Autist; after nearly three years we are just a few days away from the release of the debut album, “The Coldest Sun”. This is a conceptual album that revolves around the constant evolution of the human mind while genesis of thought and ideal, by opposition to the constant changes being placed upon it which lead to several constructions/deconstructions in the search of the perfect balance.

In its most simple definition, we may describe this has a melodic death metal album whose characteristics become mingled with the ones regarding female front end melodic metal. The first track “Rebirth” it’s an instrumental track whose purpose is to prepare us for what we will listen afterwards. “The Coldest Sun”, track that entitles the album, transpires the idea of ideological confrontation mainly because of the strength in the two beautiful and opposing voices of Alina Lesnik and Pedro Remiz, besides the title itself. All this served with a symphonic death sonority in which I highlight the several fluctuations of volume and intensity according to the voice heard in that moment. And it’s this intensity and rhythm that will manifest along the next 9 tracks; some of them embody elements characteristic of other sub-genres, such as djent or mathcore, with constant deconstructions and some complexity has we can hear in ”Stardust”. There are also duets between screaming and clean voices, formula used on other symphonic metal bands, but here they assume a special highlight mainly because of the musical structure they’re inserted in; It’s as if they were small pockets of beauty in the disconcerting chaos created by heavy guitars and demolishing drums (i.e. “Age of Leviathan”). One of the duets I enjoyed most besides “The Coldest Sun” was “The Sanctuary”: brutal, beauty and at the same time technically impeccable. In between there’s still time for a simple (“Loveless”) and enough pop song to be an hit single in any radio. If for one hand it seems unfit in the rest of the album, on the other hand it reinforces the idea of constant evolution.

“The Coldest Sun” it’s not innovative and I do believe it’s not its intention, I do consider it’s a creative result of someone whose musical vision goes beyond simple scores. The use of different vocals turned out to be a wise choice combined with complex musical structures yet simple compositions. All that alternance between rhythm, voices and complexity prevented the album to be too much repetitive, making it an excellent choice for the lovers of a feminine voice allied to heavier sonorities; an album which is undoubtedly worthy of the waiting time.

\m/

Sem comentários:

Enviar um comentário